carlabonfim.com.br

carlabonfim.com.br
carlabonfim.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AT, um dispositivo pouco usado.

O Acompanhamento Terapêutico, também conhecido pela abreviação "AT" é um dispositivo clínico pouco divulgado e pouco utilizado no Brasil. Me pergunto: quantas pessoas hoje saberiam dizer o que é AT ou ao menos já teriam escutado alguém falar sobre?

Ao utilizar um dos sites de relacionamento mais famosos no mundo, o Facebook, admito que sinto uma certa inveja dos argentinos. Há aproximadamente um ano, depois de enfrentar enormes dificuldades para encontrar referências bibliograficas em português para uma pesquisa sobre o AT infantil me agreguei como membro do grupo argentino "Acompañantes Terapéuticos" em busca de conseguir bibliografia sobre o tema em espanhol. Ao fazer parte do grupo, minha sede por referencial bibliográfico se tornou nada perto da enorme invídia que senti dos argentinos. E confesso que este sentimento tem crescido a cada dia.

É maravilhoso receber todos os dias uma nova postagem de um profissional, cliente ou pais de crianças dizendo: "preciso de AT". Isso me traz, a princípio, uma grande alegria de saber que as pessoas têm conhecimento sobre este dispositivo clínico e o buscam para auxiliá-las diante de dificuldades durante suas atividades cotidianas. Em um segundo momento, me dou conta de que estou lendo mensagens escritas em espanhol e que as regiões de solicitação de AT são argentinas. Ai, como eu queria que aqui todos soubessem que o psicólogo com formação em AT (assim como outros profissionais da saúde) também pode realizar um atendimento fora do tradicional consultório, usando a rua como espaço clínico com o objetivo de promover inserção e socialização de crianças, adolescentes, adultos e idosos nos mais diversos quadros clínicos: depressões, fobias, distúrbios alimentares, transtornos de ansiedade, dependência química, psicoses, autismos, etc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante número